Como me preparar para criar um sistema operacional
Como me preparar para criar um sistema operacional
O sistema operacional é o programa mais importante de uma máquina. Ele é instalado no disco rígido e é responsável por gerenciar os recursos do computador, administrando a comunicação entre o software e o hardware.
Para ter noção da sua importância, podemos dizer que sem um sistema operacional não seria possível digitar textos, fazer planilhas e nem mesmo utilizar a calculadora do seu computador. Atualmente existem diversos sistemas operacionais disponíveis no mercado, os mais famosos são Windows, Linux e Chromium OS, mas existem muitos outros, inclusive criações amadoras são comercializadas. Isso mesmo! Você pode criar o seu sistema próprio sistema operacional de forma amadora.
Se você é curioso como eu e tem vontade de um dia montar um sistema operacional para chamar de seu, fique atento a essas dicas do que providenciar antes mesmo de começar a colocar a mão na massa.
Conhecimento técnico
Para pensar em criar um sistema operacional você não pode ter um conhecimento muito básico sobre computadores, é importante que estude sobre arquitetura dos sistemas operacionais, códigos-fonte e programações pelo menos nas linguagens C, C++ e assembly.
Tenha uma boa máquina de computador
A criação de um sistema operacional vai exigir recursos e agilidade da sua máquina, então não utilize uma máquina muito antiga, básica ou com problemas técnicos.
Inicie com poucas funções
Se é o seu primeiro sistema operacional, não vá pensando que conseguirá criar um super sistema operacional. O Windows e Linux são sistemas operacionais extremamente bem elaborados, tenha em mente que o seu primeiro sistema operacional não chegará nem perto. comece com funções simples como edição de textos. Sugiro também que não exija muita da interface gráfica.
Utilise um emulador
Você terá que fazer várias mudanças, testes e reinicializações durante o processo de criação, então sugiro que instale um emulador para que não precise parar tudo e reinicializar seu computador toda vez que fizer uma nova atualização. Alguns emuladores conseguem além de emular, compilar e fazer debug, isso vai facilitar muito sua vida.
Máquina virtual
Caso você prefira, ao invés de utilizar o emulador, poderá utilizar uma máquina virtual para evitar as repetidas reinicializações do sistema. A máquina virtual funciona como outro computador dentro do seu computador e, já que são dois computadores, obviamente, requer uma boa memória RAM, obtenha esta memória antes de iniciar o processo.
Trabalhe em grupo
É óbvio que duas cabeças pensam melhor que uma, se for um grupo melhor ainda. Juntar uma galera interessada em informática pode ser divertido e extremamente vantajoso nessa empreitada. A construção de um sistema operacional passa por diversas etapas, cada um pode ter maior conhecimento ou habilidade em uma fase do processo. Na construção de qualquer coisa a experiência é sempre um fator determinante, então, a tarefa em grupo além de tornar o processo mais rápido, será muito mais eficaz.
Já está pensando quais dos seus amigos têm perfil e topariam essa aventura com você, não é mesmo?
Não apague tudo
Não quero ser pessimista, mas sugiro que não apague tudo do seu disco rígido na certeza de que você conseguirá criar o seu sistema operacional. Não pense que será fácil, a criação é difícil, principalmente na primeira vez. Dá errado com a maioria das pessoas. Se você tiver apagado tudo e não conseguir concluir o seu, poderá ficar com uma máquina inutilizada.