Conheça alguns sistemas operacionais menos conhecidos
Conheça alguns sistemas operacionais menos conhecidos
Usamos nossos telefones e computadores todos os dias para trabalhar, transmitir programas e filmes ou jogar Starburst online. Nossos gadgets e tecnologias se tornaram tão comuns para nós e tão naturais que nunca paramos para pensar em quão complexos eles realmente são. Mesmo a simples questão de qual sistema operacional é o melhor pode ser respondida com uma resposta muito complexa porque existem muitas opções diferentes por aí. O sistema operacional é extremamente importante para o bom funcionamento do computador. A maioria deles têm os aplicativos mais utilizados pelos usuários em geral, mas cada um com seu layout.
Os sistemas operacionais Windows e Linux são os mais populares e muito conhecidos, mas existem muitos outros sistemas, gratuitos e pagos, que executam bem suas funções mas não ganharam tanta notoriedade.
Veja alguns sistemas operacionais que selecionei e depois me conte se já tinha ouvido falar sobre eles.
FreeBSD
Por ser muito parecido com Linux, eles muitas vezes são confundidos, mas ele é, na verdade, uma versão mais recente do Berkeley Software Distribution (BSD).
Possui código aberto e pode ser encontrado em aparelhos bem populares como o PlayStation 4 da Sony.
Muito preocupado com segurança da informação e privacidade, este sistema operacional normalmente é utilizado por pessoas que têm esse perfil mais cuidadoso.
ReactOS
Este é para quem gosta muito do windows mas quer experimentar uma nova alternativa gratuita. E não pense que ele tem vergonha de ser tão parecido com o windows, muito pelo contrário, o fabricante faz questão de enfatizar isso e ainda garante que o usuário não perceberá a diferença.
Apesar das promessas do fabricante, os usuários ainda criticam muito, principalmente porque alguns aplicativos ainda não funcionam.
A grande vantagem é a sua gratuidade e leveza, exigindo apenas 500 MB de disco rígido e uma memória RAM de 96 MB.
Haiku
Este também é uma alternativa ao sistema Windows. Ele é completamente gratuito e possui código fonte aberto. Assim como o ReactOS, os usuários criticam a ausência de alguns aplicativos, mas no geral ele é bem avaliado e consegue suprir a maioria das demandas dos usuários.
FreeDOS
Este sistema operacional é completamente diferente do tradicional windows que utilizamos atualmente, mas lembra muito as experiências antigas de quem utilizava computadores na década de 80.
O FreeDOS é gratuito e consegue rodar aplicativos bem antigos, inclusive jogos. O Sistema operacional é ágil e fácil de usar.
MorphOS
Esta é outra opção de sistema operacional que revive a memória dos usuários de computadores nas décadas de 80 e 90.
O MorphOS possui código fonte aberto e funciona bem nos antigos aparelhos da Apple, como o Power Mac, o iMac ou até o Mac Mini.
RISC OS
Este sistema é completamente diferente tanto do windows como do linux. Possui os principais recursos, mas é considerado um sistema operacional bem básico.
É gratuito e atualmente de código aberto.
MenuetOS
A grande característica desse sistema operacional é sua forma compacta, capaz de caber em um disquete de 1,4MB.
Este sistema operacional foi projetado todo em linguagem assembly e pode ser instalado em computadores de 32 ou 64 bits.
Apesar de compacto, conta com navegador, planilhas, textos, media player, jogos e suporte para webcams com boa qualidade de resolução.
PrimeOS
Este é um sistema operacional Android grátis para computador. Isso é uma grande vantagem principalmente quando consideramos que o Android é o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo e possui centenas de aplicativos.
Pode ser instalado em computadores de 32 bits ou 64 bits e possui aplicativos de texto, e-mail, jogos e streaming de mídia.